ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Sileno - deus protetor da Frígia

Síleno era um deus Frígio, nascido na Frígia, até por isso ganhou o cargo de proteor da Frígia, ele era filho de Pan deus dos bosques com uma ninfa, quase sempre estava bebado, mas quando não estava era um deus muito sábio, que podia dar inspiraçãos e habilidades de profetizar, tanto que Zeus com medo de que Hera fosse fazer algo a seu filho deu Dionísio as mãos de Sileno que o cuidou muito bem e o ensinou a fazer vinho.
Sileno andava em um asno, mas como estava quase sempre bebado, a maioria das vezes caia dele, e acabou dando o asno para Dionísio.
Todos deuses e até alguns mortais que viam Sileno o viam completamente embriagado e cantando a origem do mundo.
Uma vez enquanto Sileno dormia na sua forma de sátiro ele foi capturado por soldados que o levaram para o rei Midas, reconhecendo quem era Midas urgentemente mandou solta-lo e Sileno agradeceu contando-lhe a teoria dele sobre a condição humana que era o seguinte:
"De todas as coisas, a melhor para o homem é não nascer. Em seguida, mas só em segundo lugar, é morrer o mais cedo possível! ".

1 comentários:

David Reis disse...

Bom post, sobre uma figura mitológica bastante misteriosa. Gostaria de saber algumas boas fontes de informação acerca de Sileno, se for possível.
Agradeço de antemão.